HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.600 profissionais! Clique aqui

Campanha vai orientar sobre DST/Aids em farmácias paulistas

Publicidade

Transformar as farmácias em um local onde a população possa ir não apenas para comprar remédios, mas também para receber orientações sobre como lidar melhor com os seus problemas de saúde e mesmo como evitar doenças. Essa é a base da campanha de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) que será lançada à noite pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Ao todo, participarão 60 estabelecimentos de um total de 13 mil no Estado, informa a Agência Brasil.
De acordo com o presidente da entidade, Francisco Caravante, em cada um desses locais haverá um farmacêutico capacitado para atender o cliente. Os profissionais receberam um treinamento educativo em um trabalho de parceria com as secretarias estadual e municipal da Saúde e o Gapa (Grupo de Apoio e Prevenção à Aids). Serão distribuídos 2 mil folhetos explicativos e a idéia é de que o exemplo possa ser seguido em todo o País.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente ocorrem cerca de 12 milhões de novos casos de DST, sendo que apenas 30% dos doentes procuram o serviço hospitalar ou unidades de atendimento básico. O restante busca tratamento em farmácias. Em alguns casos, as DSTs podem aumentar em 18 vezes o risco de infecção pelo vírus da Aids, informa a OMS.

       
Publicidade

Deixe uma resposta