Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Câmara debate obrigatoriedade de desfibriladores em locais públicos

Publicidade

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública, na próxima quinta-feira (09/12), para debater a obrigatoriedade da permanência de desfibriladores cardíacos em locais públicos, como estações rodoviárias e ferroviárias, portos, aeroportos, centros comerciais, estádios, hotéis, metrôs, aeronaves, ambulâncias e viaturas de resgate, policiais e de bombeiros. O tema do debate foi sugerido pelo deputado Walter Feldman (PSDB-SP) e faz parte do Projeto de Lei 4050/04 do Senado Federal, que tramita atualmente na Comissão. De acordo com Feldman, que é o relator da matéria, a iniciativa da mesma deve-se ao grande impacto que as imagens de atletas estrangeiros morrendo em campos de futebol causaram em todo o mundo. Mais recentemente a morte de um atleta em São Paulo.
Para o parlamentar, trata-se de preocupação relevante e que denota consciência sanitária elevada. Entretanto, Feldman lembra que o custo apenas do equipamento em questão é de aproximadamente R$ 13 mil. Além disso, é preciso acrescentar o custo de instalação, treinamento permanente de pessoal para operá-lo, entre outros custos previsíveis.
Foram convidados para o debate o presidente da Associação Médica Brasileira, Eleuses Vieira de Paiva; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade; o representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Manoel Fernandes Canesin; o presidente da Federação Interamericana do Coração, Sérgio Timerman; e o assessor jurídico do Clube dos Treze, Celso Santos Rodrigues.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta