Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

CADE aprova aquisição da Biobrás pela Novo Nordisk

Publicidade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) anunciou ontem o parecer favorável, aprovando a compra da Biobrás pela Novo Nordisk, após aproximadamente um ano e meio da assinatura de um acordo entre as duas empresas. O órgão manteve no parecer as duas condições relacionadas aos concorrentes já recomendadas pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) e pela Procuradoria Federal do CADE em seus pareceres.
A primeira condição é que seja retirada uma cláusula de não-concorrência entre as empresas, pela qual os antigos controladores da Biobrás, que possuem a patente para a produção de insulina recombinante não poderiam atuar no mercado por três anos. A segunda é que a Câmara do Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento retire as sobretaxas impostas às importações de insulina, como forma de aumentar a competitividade no mercado.
Mesmo no aguardo da decisão final do CADE, alguns investimentos já vinham sendo feitos na Biobrás, com o objetivo de aumentar sua capacidade de produção de insulinas em aproximadamente 60%, além de transformar sua fábrica de Montes Claros em pólo de exportações para a América Latina e outros países.
Entre as novidades para o segundo semestre, está o início da operação de embalagem do antidiabético oral NovoNorm. A fábrica de Montes Claros irá receber os comprimidos do medicamento da Europa. O medicamento será embalado no Brasil e exportado, inicialmente para os países da América Latina, alguns países da Europa e Ásia, e posteriormente em nível global. Em 2004, duas outras linhas de embalagem desse produto devem entrar em operação.
Sérgio K. Noschang, vice-presidente de Operações Internacionais para América Latina e que ocupa também o cargo de Presidente da Biobrás, lembra que a aquisição da empresa é apenas parte do planejamento estratégico da Novo Nordisk para assumir a liderança regional no tratamento do diabetes, distúrbios do crescimento e de coagulação.
Presente no Brasil desde 1990, a dinamarquesa Novo Nordisk é líder mundial em pesquisas e desenvolvimento de produtos inovadores para o tratamento do diabetes. A Biobrás, por sua vez, é uma empresa bem estabelecida no mercado nacional e conta com uma fábrica instalada em Montes Claros (MG).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta