Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil vai participar de organização internacional de hospitais

Publicidade

A CNS ? Confederação Nacional de Saúde foi convidada oficialmente hoje a participar da International Hospital Federation (IHF), organização global que congrega hospitais de 75 países, e também da Federação Latino-Americana de Hospitais. Segundo o presidente da CNS, José Carlos Abrahão, o País passa a ter assento em dois importantes órgãos internacionais para compartilhar experiências. ?É também um reconhecimento do peso político do País no continente e da importância de compartilhar experiências sobre o modelo brasileiro e outras formas de organização da saúde em diversas regiões?, destaca Abrahão. Como resultado o Brasil vai participar do Congresso Latino Americano que acontece em outubro, na Argentina, e do congresso internacional da IHF, em Nice, em setembro de 2005. ?A participação do Brasil em uma entidade que congrega hospitais de todo o mundo é fundamental, pois temos um sistema de saúde complexo ao lado de modelos de referência mundial, como o programa de tratamento da Aids?, diz Abrahão.
Segundo o diretor-geral da IHF, Professor Per-Gunnar Svensson, que está participando da Hospitalar 2004, países como a Argentina e o México já tem assento no IHF. ?A importância da participação do Brasil é dar subsídios sobre experiências de países em desenvolvimento e suas políticas de saúde?, destaca o diretor-geral. O Brasil poderá participar do conselho da entidade quando houver a reunião em Nice, em setembro, na França.
O IHF é um órgão que divulga experiências mundiais na área de saúde através de um portal (www.hospitalmanagement.net) que conta com 1,2 milhões de hits. A entidade organiza eventos e publicações sobre gestão profissional, conferências anuais e bi-anuais, sendo que a última foi no ano passado, em San Francisco, na Califórnia.
Entre os projetos da IHF, Svensson destaca o desenvolvimento do IPSI ? uma metodologia de mensuração de desempenho dos hospitais, comparado com outros do mesmo nível de complexidade, que pode dar diretrizes ao setor auferir qualidade e medir o índice de satisfação dos usuários. Mais informações sobre o índice podem ser acessados no endereço www.ipsi-rating.com
Outro projeto da IHF são iniciativas de responsabilidade do gestor, onde a entidade incentiva a transparência da informação e atitude ética com relação a recursos humanos e cuidados com o meio ambiente (destinação do lixo hospitalar). ?Contamos agora com o Brasil para contribuir com informações e parcerias em outros projetos?, completa Svensson.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta