Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil terá proposta para prevenir suicídio

Publicidade

O Brasil será o primeiro país da América Latina a ter uma proposta de ação nacional voltada à prevenção do suicídio por considerá-lo um problema de saúde pública.
A preocupação com o problema leva em conta dados de um estudo inédito feito pelo Ministério da Saúde em 2004, que indica que a taxa de mortalidade por suicídio no Brasil era de 4,5 mortes por 100 mil habitantes.
Algumas das diretrizes para combater o problema são: desenvolver estratégias de promoção da qualidade de vida, educação, proteção e recuperação da saúde e prevenção de danos; desenvolver estratégias de informação, comunicação e sensibilização da sociedade de que o suicídio é um problema que pode ser prevenido.
Além disso, a idéia é organizar linha de cuidados integrais (promoção, prevenção, tratamento e recuperação) em todos os níveis de atenção, garantindo o acesso às diferentes modalidades terapêuticas; identificar a prevalência dos determinantes e condicionantes do suicídio e tentativas, assim como os fatores protetores e o desenvolvimento de ações intersetoriais de responsabilidade pública, sem excluir a responsabilidade de toda a sociedade.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta