Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil sedia evento mundial sobre osteoporose

Publicidade

O Brasil vai sediar, em maio do próximo ano, o Congresso Mundial de Osteoporose, reunindo, no Rio de Janeiro, conceituados médicos de diferentes países para discutir os principais avanços da medicina no combate à doença.
O evento, uma iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporoses Foundation ? IOF), entidade baseada na Suíça, acontece a cada dois anos e é o maior encontro científico de médicos e pesquisadores do assunto no mundo. Pela primeira vez, o evento acontecerá na América Latina. Em 2002, foi realizado em Portugal, onde mais de 5,4 mil profissionais estiveram presentes. Em 2006, o congresso terá lugar no Canadá. No Brasil, o evento contará com o apoio da Sociedade Brasileira de Osteoporose (SOBRAO).
A osteoporose torna os ossos frágeis e facilmente sujeitos a fraturas. Epidemia silenciosa e debilitante que atinge uma em cada três mulheres e um a cada oito homens, a doença se constitui em um sério problema de saúde pública que causa muita dor, deficiência, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, levando até mesmo a morte. É conseqüência da rarefação no desenvolvimento de tecido ósseo novo, o que torna os ossos porosos. Os custos de tratamento são espantosos e, segundo a Organização Mundial da Saúde – que passou a defini-la precisamente como uma doença somente a partir de 1994 -, a osteoporose está hoje entre as principais causas de morte e incapacidade física no mundo. Sua incidência cresce com o aumento da população e também da longevidade.
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.osteofound.org .

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta