Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil sedia Congresso Mundial de Acupuntura Médica

Publicidade

O Brasil será a sede do I Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. O evento, promovido pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) e pelo International Council of Acupuncture and Related Techniques (ICMART), acontece no Casa Grande Hotel do Guarujá, em São Paulo. Estarão presentes palestrantes de diferentes países, como a dra. Li Chun Huang, diretora de Acupuntura do Hospital Geral de Pequim, e o Dr. Toshikatsu Yamamoto ? do Japão.
Simultaneamente ao I Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica, serão realizados o IX Congresso Médico Brasileiro de MTC ?Acupuntura da AMBA e o II Congresso Paulista de Dor. O objetivo do ciclo de eventos é congregar médicos de todo mundo para a integração da medicina ocidental com as técnicas de acupuntura brasileira e internacional, além de debater políticas de saúde, formação profissional, especialização médica e associativismo. Trata-se de uma oportunidade para o incentivo de reuniões periódicas entre especialistas, a troca de experiências e o aprimoramento da acupuntura.
É a primeira vez na história que médicos especialistas em acupuntura de todo o planeta se reúnem num evento multidisciplinar, que possibilitará a troca de experiência e conhecimentos entre a medicina ocidental e a chinesa. No painel científico do congresso, serão tratados assuntos como, por exemplo, a Acupuntura em Pediatria, Pesquisas científicas em Acupuntura, Laser em Acupuntura, Dor em afecções músculo esqueléticas, entre outros. Temas como o sistema de Craniopuntura, desenvolvido pelo o dr. Toshikatsu Yamamoto também estarão em pauta. A técnica de Craniopuntura consiste na aplicação de agulhas no couro cabeludo e na testa em pontos correspondentes ao problema do paciente. É indicada para problemas motores e neurológicos, além de auxiliar o tratamento de enxaqueca, seqüelas de paralisia cerebral e mal de Parkinson, só para citar algumas patologias.
O I Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica terá ainda cursos e palestras internacionais, simpósios, mesas redondas, pesquisas científicas, workshops e um espaço aberto para a exposição de temas livres. O evento traz uma visão ampla da aplicação da acupuntura em diversas especialidades e oferece aos participantes uma estrutura que permite o melhor aproveitamento das técnicas. É o momento propício para que médicos tenham contato com os benefícios que a acupuntura proporciona. Também haverá uma série de apresentações práticas da utilização da acupuntura no tratamento de males diversos.
De acordo com o presidente do Congresso, Dr. Ruy Yukimatsu Tanigawa, a extensa programação com relatos de pesquisas científicas mais recentes, palestras e cursos com convidados nacionais e internacionais, workshops e mesas redondas, sem dúvida, atenderá às expectativas dos médicos acupuntores e se constituirá no maior congresso médico de acupuntura realizado no País.
A acupuntura foi criada há milhares de anos pelos chineses e consiste numa técnica de harmonização do organismo e de cura por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos. Em 1986, foi instituída a Associação Médica Brasileira de Acupuntura, reconhecida desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina e que desde 1998 integra o Conselho de Especialidades da Associação Médica Brasileira.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta