Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil realiza o primeiro transplante de artéria

Publicidade

Primeiro transplante de artéria no Brasil foi realizado no Hospital São Paulo no final do mês de janeiro no aposentado Hamilton Bispo da Conceição, de 56 ano. O procedimento aconteceu para para evitar a amputação de sua perna direita – comprometida pela aterosclerose. De acordo com o responsável pela cirurgia, José Carlos Baptista Silva, depois de dez dias, o paciente saiu do hospital totalmente recuperado, sem dor e andando.
Antes do transplante, Hamilton já não podia mais andar. Por causa da doença, passou os últimos meses tomando analgésicos potentes e dormindo sentado, com a perna levemente inclinada, para tentar aliviar a dor.
A doença atingiu sua perna direita, obstruiu quase completamente a principal artéria (femoral) e, por consequência, provocou a má circulação.
A saída para o problema seria amputar a perna do joelho para baixo. Segundo a equipe médica do hospital, o transplante seria uma boa alternativa para a situação.
A equipe entrou em contato com a Central de Transplantes do Estado, que localizou o doador – um menino de 17 anos. Conceição conta que não temeu os riscos da cirurgia.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta