Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil precisa melhorar orçamento e gestão da Saúde

Publicidade

O estudo Saúde m Brasil e na América Latina, da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo, mostra que o Brasil é um dos países que menos investe em saúde em todo o continente americano. Apesar de possuir uma carga tributária que se aproxima de 40% do Produto Interno Bruto, de toda a arrecadação de impostos o país investe menos de 10% no setor. Mas a falta de verba não é o único problema.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

De acordo com o professor de clínica médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Denizar Viana, o país precisa melhorar na administração dos recursos. Já para o conselheiro do Conselho Federal de Medicina, Geraldo Guedes, é preciso investir na formação dos gestores no setor público, porém, ele se lembra da importância de aumentar os recursos para a saúde no país.

O Congresso Nacional deve votar neste ano a regulamentação da Emenda 29, que fixa em 10% o percentual a ser destinado anualmente para a saúde pela União. O Congresso também pode votar o projeto que cria a Contribuição Social para Saúde, que descontaria da população uma alíquota de 0,10% da movimentação financeira.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta