HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Quero! Agora!

Brasil participa de pesquisa urológica mundial

Publicidade

Pela primeira vez, hospitais da América Latina participam do “Estudo Global da Prevalência de Infecções Urológicas” (GPIU-study) da Associação Européia de Urologia (EAU). Fazem parte da pesquisa os hospitais-escola da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (FMABC) – Hospital Estadual Mário Covas e Hospital de Ensino Padre Anchieta, além do Hospital Ipiranga. Na América Latina também estão confirmadas participações de Argentina, México, Venezuela e Peru. O principal objetivo do estudo é determinar a prevalência global de infecções hospitalares adquiridas após cirurgias urológicas, identificando os fatores de risco, quais as bactérias causadoras e seu perfil de resistência aos diferentes antibióticos, atitudes preventivas adotadas e opções terapêuticas para os pacientes infectados.

Será feito preenchimento de protocolo de pesquisa epidemiológico – elaborado pela EAU – que abrange dados do paciente com infecção e do hospital, como número de internações e de cirurgias urológicas realizadas na instituição, número de leitos e quais antibióticos são utilizados. Outro objetivo ainda é avaliar a resistência das bactérias aos antibióticos disponíveis.

Do estudo resultará a criação de uma base de dados que servirá de referência a todos os centros médicos do mundo. Os hospitais poderão comparar o número de infecções e terão informações detalhadas sobre os métodos utilizados nos locais mais bem sucedidos, podendo assim otimizar seus serviços.

       
Publicidade

Deixe uma resposta