Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil participa de pesquisa urológica mundial

Publicidade

Pela primeira vez, hospitais da América Latina participam do “Estudo Global da Prevalência de Infecções Urológicas” (GPIU-study) da Associação Européia de Urologia (EAU). Fazem parte da pesquisa os hospitais-escola da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (FMABC) – Hospital Estadual Mário Covas e Hospital de Ensino Padre Anchieta, além do Hospital Ipiranga. Na América Latina também estão confirmadas participações de Argentina, México, Venezuela e Peru. O principal objetivo do estudo é determinar a prevalência global de infecções hospitalares adquiridas após cirurgias urológicas, identificando os fatores de risco, quais as bactérias causadoras e seu perfil de resistência aos diferentes antibióticos, atitudes preventivas adotadas e opções terapêuticas para os pacientes infectados.

Será feito preenchimento de protocolo de pesquisa epidemiológico – elaborado pela EAU – que abrange dados do paciente com infecção e do hospital, como número de internações e de cirurgias urológicas realizadas na instituição, número de leitos e quais antibióticos são utilizados. Outro objetivo ainda é avaliar a resistência das bactérias aos antibióticos disponíveis.

Do estudo resultará a criação de uma base de dados que servirá de referência a todos os centros médicos do mundo. Os hospitais poderão comparar o número de infecções e terão informações detalhadas sobre os métodos utilizados nos locais mais bem sucedidos, podendo assim otimizar seus serviços.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta