Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil envia carta à OMS com críticas de informação

Publicidade

O Brasil, em conjunto com África do Sul, Índia e Rússia, entregou à Organização Mundial da Saúde (OMS) uma carta que aponta as principais falhas do sistema de acesso às informações do vírus pandêmico. A partilha de informações sobre o vírus Influenza H1N1 foi criticada pelos países durante a Assembleia Mundial de Saúde, na Suíça.
A ideia é que a capacidade para produzir vacinas e remédios contra o vírus da gripe suína seja expandida por meio da transferência de tecnologia e participação nos resultados da investigação científica.
De acordo com o Ministério da Saúde, poucos laboratórios internacionais produzem vacinas e medicamentos, por isso, é necessário que países desenvolvidos e indústrias farmacêuticas compartilhem informações com países em desenvolvimento que participaram ativamente das pesquisas de coleta e decodificação do vírus no ano passado.
A expectativa do Brasil, segundo informou a Agência Brasil, é que a OMS exerça pressão política sobre os países-membros detentores de tecnologia. Segundo o ministério, por mais que o sistema atual seja falho, o Brasil tem conseguido reduzir os impactos da pandemia do vírus Influenza H1N1 por meio da campanha de vacinação, que pretende atingir 90 milhões de pessoas.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta