Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Brasil comemora Dia Mundial da Saúde

Publicidade

O Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7), centra-se na segurança das instalações sanitárias e da disponibilidade de trabalhadores de saúde que tratam as pessoas afetadas por situações de emergência. De acordo com a OMS, os centros de saúde e vida pessoal são fundamentais para as pessoas vulneráveis em desastres – tratar ferimentos, prevenir doenças e cuidados para a saúde das pessoas. Muitas vezes, já frágeis sistemas de saúde não são capazes de manter a funcionar através de uma catástrofe, com imediatas e futuras na saúde pública.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui
Este ano, a OMS e os parceiros internacionais estão ressaltando a importância de investir em infra-estrutura sanitária que pode suportar riscos e servir as pessoas em necessidade imediata. Eles também estão solicitando os serviços de saúde para implementar sistemas internos para responder a emergências, como incêndios e garantir a continuidade dos cuidados.
No Brasil, várias atividades estão marcadas para comemorar a data. A cidade de São Paulo contará com eventos gratuitos; duas caminhadas fazem parte das atividades, uma pela manhã no Parque Villa-Lobos e outra à noite no Parque do Povo, eventos que fazem parte da campanha “Saia do Sofá – Diga não ao sedentarismo”. Também será realizado um Plantão Nutricional, onde uma equipe de nutricionistas ficará à disposição das pessoas para aferir a pressão arterial e esclarecer dúvidas sobre alimentação. Ao final do evento haverá uma aula de alongamento especial.
A cidade de Fortaleza (CE) está com programação marcada no shopping Benfica. Mobilizadores sociais darão orientações sobre os cuidados com a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A data irá movimentar também o município do Rio Grande (RS). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está organizando atividades especiais intituladas de “Circuito Saúde”, programadas para acontecer em frente ao 6º Grupamento de Artilharia de Campanha. De acordo com a SMS, a atividade tem o objetivo de trabalhar com a prevenção e promoção da saúde na conscientização sobre o câncer de mama. Além disso, o lema deste ano é “Salvar vidas: hospitais seguros em situações de emergência”. Na programação, estão previstas atividades, tais como caminhada e alongamento; verificação de pressão arterial, exame clínico de mamas, distribuição de preservativos e fôlderes de prevenção e controle de DST/Aids pelas equipes da secretaria.
A Unimed Litoral Sul também estará com um calendário especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A unidade irá disponibilizar 100 fichas para verificações de índice de massa corporal e Razão Cintura Quadril (RCQ) e exames de HGT (glicemia). Será oferecida aula de yôga, com 25 vagas. Todas as atividades serão realizadas no Espaço Vida Unimed.
E ainda, no Dia Mundial da Saúde, a SMS de São Paulo anuncia a expansão do teste rápido de HIV para UBSs. Além dos 24 Centros Especializados em DST/Aids, mais  14 Unidades Básicas de Saúde (três delas para a população indígena) tiveram seus profissionais capacitados pelo Ministério da Saúde para a realização do exame. A meta do Programa Municipal de DST/Aids da SMS é  implantar o teste rápido, no mínimo, em mais 10% da rede até o final do ano.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta