Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Biocor Instituto tem gestão focada em riscos

Publicidade

“Ser um profissional da saúde é gerar confiança ao paciente. Só alcançamos isso respeitando os direitos do próximo e sendo muito transparentes em nossas ações”. A partir dessa premissa o médico e diretor do Biocor Instituto, Mário Vrandecic, visita todas as manhãs cada paciente internado em seu hospital para saber quais suas necessidades e saber quais suas observações sobre a qualidade no atendimento oferecido pela instituição. “Passo pelos leitos visitando os pacientes e conversando com cada um sobre como anda o atendimento tanto por parte do hospital quanto dos convênios. A ideia é humanizar o máximo possível o atendimento para gerar mais conforto e aumentar o tempo de recuperação do paciente”, afirma Vrandecic.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

Com uma gestão integrada e baseada na transparência e gerenciamento de riscos, o hospital buscou junto a seus parceiros e fornecedores um conjunto de orientações que o levou a uma série de certificações: ISO 9001, ISO 14001, ISO 18001 e o ISO 31000 que busca a padronização de procedimentos, além da ONA, CQH e NIAHO. “Temos certeza de que este será o caminho para seguir normas que agreguem valor aos modelos de gestão adotados pelas instituições. As organizações precisam assumir os riscos existentes e aprender a gerenciar pessoas”, acrescenta Vrandecic.

O hospital conta com três diretorias: geral, formada pelos quatro sócios do hospital; médica, e administrativa, formada por médicos, advogados, economistas e administradores. Essas diretorias ainda contam com mais cinco grupos de trabalho divididos entre médico, epidemiológico, enfermagem e farmácia, infraestrutura e assistência humanizada que tem o objetivo dar suporte às diretorias, acompanhar e monitorar os resultados por meio dos indicadores e metas institucionais estabelecidos e aprimorar os padrões das operações executadas na instituição.

Cada um desses grupos reúne-se mensalmente para realizar uma análise estrutural da gestão,-envolvendo todos os 86 setores do hospital – acompanhando e avaliando os resultados e acordo com as metas estabelecidas. O segundo passo é a reunião dos cinco grupos de trabalho com a direção geral do Biocor, a diretoria médica e sua administração. A partir dessas reuniões a instituição obtém uma integração sistêmica e a disseminação das práticas e resultados alcançados.

Atendendo aos requisitos do modelo de governança corporativa, a instituição conta com uma auditoria externa feita pela empresa alemã GL e também comitês de auditoria formados por profissionais do próprio hospital.

Há cerca de quatro anos, o hospital desenvolve programas de saúde voltados para seus funcionários. “Temos trabalhado a questão da saúde de nossos médicos, enfermeiros e outros funcionários. Entendemos que se um de nossos profissionais estiver doente, deprimido ou sofrendo de algum mal que possa interferir em suas atividades relacionadas ao hospital, o nível do atendimento cai e por isso priorizamos também a qualidade de vida destes colaboradores, pois para a recuperação de um paciente não bastam apenas medicamentos e equipamentos médicos, mas sim um tratamento humanizado que dedique total atenção ao doente”, completa o diretor do hospital.

Sucessão

Por ser uma empresa familiar, o Biocor instituto possui um plano de sucessão que tem o objetivo de preparar os futuros diretores da unidade de saúde para assumir o cargo, hoje pertencente ao medico Mário Vrandecic. “Estamos trabalhando junto com a Fundação Dom Cabral para preparar da melhor forma possível meus filhos, que são médicos e atuam no hospital, para assumir minhas funções. Além deste programa, outras atividades como especializações e cursos de administração também estão sendo feitos”, finaliza Vrandecic.

Leia mais:

Nova edição dos Hospitais Referência é lançada

Veja mais:

Veja as fotos dos hospitais participantes do HR

Veja as entrevistas em webcast dos hospitais do HR

Ouça mais:

Podcast: desafio da inclusão

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta