🚀 HIS 17 Última chance: Mais de 5.000 inscritos! E você? Já emitiu sua credencial gratuita Clique aqui

Biblioteca Virtual reúne principais estudos sobre aleitamento materno

Publicidade

Um serviço que reúne os mais importantes estudos científicos relacionados ao aleitamento materno é a novidade do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS). Segundo informações da Agência Fapesp, a Biblioteca Virtual em Saúde ? Aleitamento Materno (BVS-AM), produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pretende se tornar um dos principais instrumentos de apoio à tomada de decisão para gestão de bancos de leite humano e da promoção do aleitamento materno como estratégias de combate à fome e mortalidade infantil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças amamentadas até os 6 meses de vida tem crescido no Brasil, mas os índices ainda são baixos: 16,6% no Sudeste, 35,9% no Centro-Oeste, 20% no Nordeste, 19,5% no Norte e 68,4% no Sul. Os números são de 1999.
Em 1998, o Ministério da Saúde e a Fiocruz elaboraram um plano de ação para o fortalecimento da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Uma das metas da proposta foi a formação de um sistema de informação cooperativo, articulado e integrado e a BVS-AM é o resultado desse plano.
A biblioteca virtual é dividida em diversos temas, como aleitamento materno, alimentação artificial, bancos de leite, cuidado do lactante, mãe-canguru, nutrição e substitutos do leite humano. Ao fazer uma busca no serviço, o pesquisador, gestor ou profissional de saúde encontra uma coleção completa de fontes de informação atualizada e qualificada.
BVS-AM: www.bvsam.bvs.br/html/pt ou martinez@ufba.br

       
Publicidade

Deixe uma resposta