Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Biblioteca Virtual reúne principais estudos sobre aleitamento materno

Publicidade

Um serviço que reúne os mais importantes estudos científicos relacionados ao aleitamento materno é a novidade do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS). Segundo informações da Agência Fapesp, a Biblioteca Virtual em Saúde ? Aleitamento Materno (BVS-AM), produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pretende se tornar um dos principais instrumentos de apoio à tomada de decisão para gestão de bancos de leite humano e da promoção do aleitamento materno como estratégias de combate à fome e mortalidade infantil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças amamentadas até os 6 meses de vida tem crescido no Brasil, mas os índices ainda são baixos: 16,6% no Sudeste, 35,9% no Centro-Oeste, 20% no Nordeste, 19,5% no Norte e 68,4% no Sul. Os números são de 1999.
Em 1998, o Ministério da Saúde e a Fiocruz elaboraram um plano de ação para o fortalecimento da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Uma das metas da proposta foi a formação de um sistema de informação cooperativo, articulado e integrado e a BVS-AM é o resultado desse plano.
A biblioteca virtual é dividida em diversos temas, como aleitamento materno, alimentação artificial, bancos de leite, cuidado do lactante, mãe-canguru, nutrição e substitutos do leite humano. Ao fazer uma busca no serviço, o pesquisador, gestor ou profissional de saúde encontra uma coleção completa de fontes de informação atualizada e qualificada.
BVS-AM: www.bvsam.bvs.br/html/pt ou martinez@ufba.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta