Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Bancos de sangue precisam de doações antes do Carnaval

Publicidade

Com o objetivo de reforçar os estoques dos bancos de sangue paulistas, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a doação de sangue antes do carnaval, ou seja, até a véspera do dia 2.
A principal razão é a baixa nos estoques, que neste período chega a diminuir entre 30% e 50%. Um dos problemas enfrentados pelos hospitais neste período é a dificuldade com cirurgias por conta da falta de sangue.
Segundo a Secretaria, em São Paulo, unidades como o Hospital do Servidor Público Estadual têm seu estoque reduzido em cerca de 50%. A unidade recebe em média 50 doadores por dia, mas em época de carnaval, esse número cai para cerca de 25 doadores.
Em Sorocaba as doações também ficam abaixo do necessário. Diariamente a unidade recebe 80 doadores no banco de sangue, quantidade ideal para manter um estoque seguro. Mas nessa época as doações caem cerca de 40%.
Vacinação Contra a Febre Amarela
Quem tomou a vacina contra a Febre Amarela poderá doar sangue somente após três semanas. Segundo a Assessoria de Imprensa da Fundação Pró Sangue, de São Paulo, o estoque na instituição está estável e as vacinações não devem impactar negativamente.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta