Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Bancos de sangue: eficácia e precisão na triagem

Publicidade

Avanços na biologia molecular trouxeram soluções inquestionáveis para a ciência, impactando na otimização do diagnóstico de doenças graves e facilitando a indicação terapêutica. Um exemplo são os exames de amplificação de ácidos nucléicos, ou teste NAT – uma grande revolução na triagem de bolsas de sangue.

O teste reduz a janela imunológica de doenças detectando fragmentos dos vírus ao invés de anticorpos criados pelo organismo humano, como seria feito em um exame de sorologia. A sensibilidade desse sistema para banco de sangue é fundamental, pois os riscos de infecções são reduzidos a praticamente zero. No Brasil, o número de infecções em transfusões sanguíneas seria reduzido em 20 vezes se o teste fosse aplicado nos bancos.

Pensando nesta problemática, a Roche lançou no Brasil, com registro desde 2008, o teste TaqScreen MPX , que utiliza a mesma tecnologia de ponta encontrada em países de 1º mundo.

A triagem completa é importante para a segurança total na transfusão de sangue, pois detecta todas as variações virais. O teste TaqScreen MPX, na plataforma cobas s201, é a solução mais completa em métodos moleculares para bancos de sangue, por conta da larga especificidade e sensibilidade no diagnóstico direto desses agentes.

Pioneiro no Brasil, o teste já é utilizado em diversos pontos no país, além de outros 175 bancos de sangue no mundo todo garantindo, em um único teste, a melhor sensibilidade do mercado para a detecção do HIV-1 Grupo O e M, o HCV, o HBV e o HIV-2.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta