Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Banco BMG contribui para reestruturação do Hospital da Baleia

Publicidade

Os hospitais que prestam atendimento a paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) tem enfrentado grave crise financeira. A situação não é diferente para o Hospital da Baleia, de Belo Horizonte (MG), que tem 97% dos seus atendimentos destinados a esse público. O Hospital da Baleia é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Benjamin Guimarães Nos últimos meses, o hospital vem se reestruturando para buscar o equilíbrio econômico através de ações que reduzam as despesas e gerem aumento nas receitas. Uma das estratégias para a busca da auto-sustentação da instituição é ampliar o atendimento a pacientes de convênios e particulares. Para isso, o hospital tem buscado novas parcerias visando reestruturar as áreas físicas que atendam a esses pacientes e proporcionar um tratamento ainda mais eficiente e confortável.
A reforma da Ala de internação 3, através da parceria com o Banco BMG, é exemplo disso. Nessa ala serão instaladas enfermarias exclusivas para pacientes de convênios e particulares, totalizando dez novos leitos.
Com a ampliação do atendimento para esse público será possível melhorar as receitas do hospital e, como conseqüência, gerar benefícios para todos os pacientes atendidos, sejam de convênios, particulares ou SUS.
Localizado no bairro Saudade, é um complexo hospitalar formado pelas Unidades Maria Ambrosina, Baeta Vianna e Antônio Mourão Guimarães, construídas em uma área verde de reserva ambiental de 2.828.000 m2, conhecida como Mata da Baleia. Atualmente, o hospital conta com 196 médicos e 48 residentes para prestar atendimento médico a 31 especialidades.
Considerado o segundo maior hospital geral de Minas Gerais em volume de atendimento à pacientes carentes, o Hospital da Baleia conta com 97% dos seus procedimentos sendo realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Consolidou-se no final de 2001 como o maior serviço em oncologia do Estado, registrando mais de 16 mil processos de quimioterapia.
Com um dos mais baixos índices de infecção hospitalar do País, os números do desempenho hospitalar no ano de 2002 do Hospital da Baleia são impactantes: foram 12.977 internações distribuídas em 258 leitos; 148.324 atendimentos ambulatoriais; 10.729 cirurgias e 300.334 exames laboratoriais.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta