Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Aumenta número de pacientes estrangeiros no Brasil

Publicidade

Os hospitais brasileiros têm atraído cada vez mais os turistas de outros países. O Hospital Israelita Albert Einstein atendeu 3,5 mil pacientes de outras cidades ou países no ano de 2008 – foram 3,1 mil pessoas no ano anterior, segundo a Sphera Internacional, empresa especializada na prestação de serviços na área de saúde. O Hospital Sírio-Libanês teve a maior alta: passou de 1 mil atendimentos em 2007 para 1,5 mil em 2008, relata a Sphera.

Especialistas da área acreditam que ainda há muito espaço para ampliar esse segmento de negócios de saúde. Principalmente a partir da divulgação do alto nível dos serviços prestados nessa área na cidade. A expectativa é que a atuação do Brasil no segmento hospitalar seja destacada no período da Copa do Mundo.

De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os estrangeiros foram responsáveis por 3% dos 457 mil procedimentos estéticos realizados em hospitais e clínicas nacionais de setembro de 2007 a agosto de 2008. Há cinco anos, esse percentual não passava de 1%. Estima-se que boa parte desse número esteja concentrada em São Paulo.

Alguns fatores explicam a perspectiva animadora em relação ao segmento. Um procedimento cirúrgico no Brasil pode custar até 70% menos que um similar realizado nos Estados Unidos, segundo informam as associações do setor. Além disso, cresce a parceria entre hospitais da cidade de São Paulo e grupos médicos internacionais. Em 2006, o Sírio Libanês, por exemplo, tinha convênio com apenas quatro operadoras de planos de saúde internacionais. Atualmente, esse número ultrapassa 40 empresas.

Pesquisa da SP Turis realizada junto aos hotéis que fazem parte do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, mostra que, entre os 18% de visitantes hospedados na cidade por razões de saúde em 2008, mais de metade fizeram alguma consulta médica ou cirurgia. A área de estética e beleza atraiu 19% dos viajantes.

*Com informações do Valor Econômico

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta