Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Audiência Pública debate inclusão do PET/CT no SUS

Publicidade

No dia 12 de julho de 2011, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública, a pedido do deputado federal Eleuses Paiva, com representantes da saúde, como o Dr. Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN), para debater a inclusão do exame PET/CT na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
O PET Scan, um dos exames referência da Medicina Nuclear, permite analisar o corpo inteiro em poucos minutos. Além disso, diferencia tumores benignos de malignos, determina a fase do câncer e monitora o resultado do tratamento. A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente.
O PET Scan tem se tornado cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de diferentes tipos de tumores. Nos tumores de pulmão, por exemplo, o exame pode modificar a conduta terapêutica inicialmente proposta em cerca de 70% dos casos, reduzindo o número de cirurgias desnecessárias em cerca de 60% dos pacientes.
Os resultados favoráveis com relação ao uso do exame PET Scan se repete em outros tumores malignos, como câncer de esôfago, de mama, de tireoide, melanoma, tumores de cabeça e pescoço, colorretal, linfoma e outros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta