HIS - Hospital Innovation Show 2016 Faltam 8 dias para você participar do maior festival de tecnologia e inovação da saúde Emitir Credencial

Atestado Médico, Como garantir a integridade desses documentos?

Publicidade

Reduzir as fraudes causadas por um atestado médico, ao mesmo tempo melhorando o gerenciamento médico. Esta é a missão na qual o Atestados, fundado pelo Eric Milfont e Dr. Eduardo Pires, está engajado.

Conversamos com o Eric em Recife, que nos contou sobre a sua jornada no Atestados, portal que valida o atestado médico.

Foi um dos sócios, o médico do trabalho Dr.Eduardo, que trouxe o problema das fraudes. Com experiência como médico ocupacional, observava que muitos destes documentos provinham de origem não-médica e de má-fé, prejudicando tanto a empresa para a qual trabalhava quanto o médico que tem o seu nome e CRM usado de forma ilegal no atestado médico. Além disso, não é incomum que estes documentos fraudulentos sejam utilizados para abrir um processo contra a empresa, complicando ainda mais a situação para todos os envolvidos.

Para sanar este problema, Eric e Eduardo uniram seus conhecimentos para elaborar uma plataforma que pode emitir um atestado médico com garantia de procedência a partir da interface online e uso de código de barras e código QR. O funcionamento é simples: ao emitir o atestado médico no consultório, o profissional precisa preencher alguns campos básicos e o imprime com o código de barras ou código QR. Ressalta-se que o paciente escolhe colocar o código da doença – o CID-10 – ou não. No momento, é o próprio paciente que leva o documento à sua empresa, que ao escaneá-lo pode confirmar a veracidade deste.

A privacidade do paciente é de suma importância: as informações do paciente são privadas e confidenciais e não é possível consultar o histórico médico de uma determinada pessoa, a não ser a própria pessoa. “Há empresas de RH que nos perguntaram se é possível traçar o histórico de doenças, a resposta é invariavelmente não”, contou Eric.

Além de combater a fraude, o Atestados procura melhorar o gerenciamento dos funcionários, para, por exemplo, identificar doenças predominantes e iniciar projetos em cima disso. Como tem um banco de dados na nuvem e centralizado, é possível analisar os dados a partir do Big Data – emitir relatórios de acordo com a geografia, empresa, trabalho etc (mas nunca individual). Este é um campo extremamente proeminente para a avaliação de saúde e para gerar dados que possam ser úteis tanto para as próprias empresas quanto para a saúde pública.

Atualmente, o Atestados conta com 2 tipos de serviços: a de emissão e validação do atestado médico, mas, a partir da tecnologia e de experiências geradas do projeto inicial, pretende trabalhar com outros documentos médicos também.

No momento, o Atestados está a procura de um investidor-anjo que possa prover capital e networking, já que uma das etapas mais desafiadoras está sendo justamente conectar-se com empresas e firmar parcerias.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta