Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Associação avalia 125 contratos de planos de saúde

Publicidade

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, PRO TESTE divulgou hoje o estudo que avaliou 125 contratos de 10 empresas que oferecem planos de saúde para descobrir as melhores opções de atendimento médico para quatro cenários. Entraram nesta análise apenas planos individuais e familiares que oferecem hospedagem em enfermaria e em quarto particular. Todos apresentam uma rede credenciada (como um plano de saúde), mas também permitem a consulta a profissionais fora da rede e, por isso, oferecem o sistema de reembolso (como um seguro). A associação examinou as coberturas de assistência hospitalar, parto, e ambulatorial (exames e consultas). As operadoras avaliadas foram: Amil, Assim, Blue Life, Bradesco Saúde, DixAmico, Golden Cross, Medial, SulAmérica, Unimed Paulistana e Unimed-Rio.
Todos os contratos avaliados obedecem à Lei dos Planos de Saúde. Por isso, não cabem neste caso discussões sobre migração e adaptação de contratos antigos. Nos contratos analisados, foi observado as condições impostas pelas empresas no que diz respeito a carências, possibilidade de reembolso e de livre escolha, franquias, exclusões, abrangência territorial e necessidade de autorização prévia para exames sob os seguintes cenários: dois para planos familiares, com homem, mulher e filho (num dos casos, um bebê) e dois individuais (ambos para mulheres, uma com direito a parto e outra com 65 anos).
Segundo a Pro Teste, a diferença encontrada entre os custos para o mesmo cenário foi bem grande e a contratação de ?pacotes familiares? é bem mais vantajosa, quando os descontos podem chegar a 15%. Pelas coberturas oferecidas, o plano Superior, da Bradesco Saúde (com cobertura hospitalar e ambulatorial), se destacou e ganhou o título de o melhor do teste. Entretanto, esse plano é muito caro ? para dar um exemplo, um casal com um bebê paga mais de R$ 3,7 mil de mensalidade. Assim, considerando as variações de cobertura e hospedagem, a associação indica as seguintes escolhas certas (cada uma vale para os quatro cenários citados):
· com cobertura hospitalar e ambulatorial ? em quarto: Amil 20; em enfermaria: Bradesco Nacional Enf.;
· com cobertura hospitalar, somente ? em quarto: Golden Cross Básico Hospitalar Qt.; em enfermaria: Bradesco Hospitalar Nacional Enf.
Essas indicações valem para todo o Brasil. No Rio de Janeiro, porém, a PRO TESTE identificou opções ainda melhores para o atendimento regionalizado, nos planos da Assim (cobertura hospitalar e ambulatorial) e da Unimed-Rio (só hospitalar).
Serviço
A pesquisa completa com as tabelas de avaliação está disponível em PDF no site da Pro teste

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta