Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Artigo: Os benefícios de uma gestão eficiente de infra-estrutura nas instituições de saúde

Publicidade

A gestão eficiente de um hospital ou centro médico vai muito além da administração dos recursos médicos. Profissionais altamente qualificados, assistentes capacitados e disponibilidade de equipamentos inovadores já se tornaram requisitos básicos em qualquer lugar do mundo. No entanto, para prover e gerar valor aos seus clientes, a qualidade percebida de todo o conjunto ambiente hospitalar também é extremamente importante e deve fazer parte da estratégia gerencial e de marketing do setor. Ao escolher um hospital, além de considerar fatores como a credibilidade do estabelecimento e do corpo clínico, os pacientes buscam um ambiente confortável e confiável. Uma série de itens pode ser citada para ilustrar essa expectativa: comodidade das acomodações, qualidade do ar, da água, disponibilidade de energia elétrica, higienização, iluminação, climatização, segurança, estacionamento. Todos esses fatores, apesar de aparentemente não fazerem parte do core business do setor hospitalar, estão diretamente relacionados à geração de valor e a qualidade dos serviços.
Além disso, assim como em outros segmentos da economia, a necessidade de visualizar a gestão da infra-estrutura como estratégica para o business ganha um apelo a mais no ramo hospitalar: a busca pela Acreditação.
Assim como na indústria e no setor de Tecnologia da Informação, que já desenvolveram sistemas para medir e dimensionar a qualidade dos serviços e/ou produtos em cada etapa do processo, nos últimos anos, o setor hospitalar ingressou em um movimento semelhante. Vale destacar que, neste caso, os cuidados são ainda mais importantes. Por estarem relacionadas à área de saúde, a responsabilidade e as exigências são ainda maiores, afinal, possíveis medições equivocadas podem gerar problemas irreversíveis.
De modo geral, para garantir a acreditação, são necessários procedimentos e ferramentas de gestão e acompanhamento da qualidade dos serviços prestados. E a qualidade de um hospital inclui desde a credibilidade da equipe médica à qualidade dos equipamentos, à manutenção das instalações, à eficiência de processos de limpeza, e à disponibilidade das utilidades como energia, água e ar condicionado.
Neste cenário, os benefícios e as vantagens da terceirização vêm à tona. Transferir responsabilidades e riscos para garantir e preservar o patrimônio e a qualidade das instalações é uma das melhores alternativas para processos eficientes e seguros. Porém, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas.
Distribuir as atividades de operação e infra-estrutura entre diversos e diferentes fornecedores pode gerar um aumento de gastos fixos para administração desses contratos, que nem sempre são gastos mensuráveis. Além disso, a falta de sinergia entre as atividades também pode gerar não só custos adicionais com a superposição de funções, mas também evitar receitas para o hospital por indisponibilidade de leitos ou equipamentos nos casos onde a responsabilidade pela instalação não está suficientemente evidenciada. Por isso, é preciso buscar soluções globais, que gerenciem toda a área de infra-estrutura e energia, de forma a gerar sinergias entre as atividades e reduzir custos indiretos como supervisão, controle de compras e almoxarifado e interlocução entre os vários setores de infra-estrutura.
Os gastos com infra-estrutura são significativos e transferir a responsabilidade de administrá-los para uma empresa especializada pode trazer, além de qualidade e credibilidade, a total previsibilidade de custos, facilidade de gestão e redução de custos diretos e indiretos. A infra-estrutura pode não ser a atividade fim do setor hospitalar. No entanto, para gerar a sensação de bem-estar e aumentar a qualidade percebida pelos usuários, a gestão eficiente das instalações e do ambiente é fundamental.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta