Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Aprovada primeira e única vacina contra câncer de colo de útero

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de licenciar a vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano) tipos 6, 11, 16 e 18, internacionalmente conhecida como Gardasil. A vacina, que será comercializada pela Merck Sharp & Dohme (subsidiária brasileira da Merck & Co.), foi aprovada no Brasil para a prevenção de câncer de colo do útero, pré-cânceres cervicais e pré-cânceres vulvares e vaginais, verrugas genitais e lesões cervicais de baixo grau.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o número de novos casos de câncer do colo do útero esperados para o Brasil em 2006 é de 19.260, com um risco estimado médio de 20 casos a cada 100 mil mulheres.
Os tipos 6 e 11 são responsáveis por aproximadamente 90% dos casos de verruga genital e de lesões benignas do colo do útero. Estes quatro tipos de HPV causam aproximadamente 35% a 50% de todas as lesões cervicais, vaginais e vulvares de baixo grau (CIN 1, VIN 1 e VaIN 1).
A vacina quadrivalente contra o HPV é administrada em três doses, sendo que após a injeção inicial a segunda e a terceira doses são administradas no segundo e sexto meses.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta