Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Apoio à decisão clínica aumenta quando integrada com PACs

Publicidade

O sistema de PACS (do Inglês, Picture Archival and Communication System)  melhora a utilização de ferramentas de apoio à decisão clínica dos radiologistas, segundo estudo publicado na edição de julho da revista Journal of the American College of Radiology.
O sistema de apoio fornece informações durante a interpretação de imagens que podem melhorar a precisão do diagnóstico e aumentar a confiança do profissional. No entanto, a maioria dos sistemas de apoio à decisão exige que o profissional saia do ambiente PACs, o que pode impedi-los de buscar apoio à decisão.
O estudo trabalhou com 48 médicos radiologistas aleatoriamente designados para dois grupos: o grupo de controle e o experimental. O primeiro teve acesso a uma ferramenta de suporte à decisão clínica, por meio de acesso padrão do navegador de rede. O outro experimental teve acesso à mesma ferramenta a partir do PACs, com login automático. No meio do período de 10 meses do estudo, os grupos foram trocados.
Os resultados mostraram que o grupo experimental (integrado) teve maior uso do que o grupo de controle (não integrado) com um fator três vezes maior. Quando o acesso integrado foi removido do grupo experimental, a sua utilização caiu 52%. Quando o acesso integrado foi concedido ao grupo de controle, o uso aumentou 20%.
De acordo com o principal autor do estudo, Mattheu B. Morgan, os resultados indicaram que a integração de apoio à decisão dentro do PACs aumentou significativamente o uso da ferramenta em comparação com a abordagem dos não integrados. Embora ambos os métodos tenham mostrado um aumento constante no uso ao longo dos primeiros cinco meses do estudo, o grupo com acesso integrado se logou três vezes mais do que o grupo não integrado, confirmando uma forte associação inicial entre integração e utilização.
Portanto, para Morgan, ferramentas de apoio à decisão incorporadas no fluxo clínico têm melhores chances de melhorar a qualidade do cuidado.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta