Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

APM recebe inscrições para o prêmio Jovem Cientista Médico 2004

Publicidade

O Departamento Científico da Associação Paulista de Medicina está recebendo inscrições para o Prêmio Jairo Ramos – Jovem Cientista Médico 2004. Médicos recém formados, que desenvolveram pesquisas em instituições no Território Nacional, nas áreas laboratório, clínica ou epidemiologia, podem concorrer ao prêmio de R$ 20 mil, que será entregue em solenidade prevista para o dia 23 de abril de 2004, na sede da Associação Paulista de Medicina. A realização deste prêmio é a perpetuação da tradição de luta pelo desenvolvimento da Medicina e da saúde do país de Jairo Ramos. Sua família permite a realização do prêmio revertendo parte dos direitos autorais de seu mais importante livro, ?Atualização Terapêutica?. A obra, escrita em 1957 em parceria com os professores Felicio Cintra do Prado e José Ribeiro do Valle, recebe atualizações periódicas e ainda hoje, em sua 19ª edição, é um dos livros mais vendidos da área médica.
Jairo Ramos foi um grande incentivador de jovens formandos. Uniu sua natural vocação de liderança e de grande empreendedor para deixar sua marca na história da Medicina brasileira. Além de parte de sua experiência profissional e conhecimentos, perpetuados em ?Atualização Terapêutica?, deixou para as futuras gerações hospitais, escolas médicas e associações das quais participou ativamente da idealização e fundação.
Nascido na cidade de Conservatória, distrito de Valença, Rio de Janeiro, Jairo de Almeida Ramos veio ainda criança para São Paulo, onde formou-se, em 1923, pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. No ano seguinte recebeu o grau de doutor em Medicina e Cirurgia e a partir daí, sua história profissional confunde-se com a própria história da medicina no País.
Foi um dos fundadores, em 1933, da Escola Paulista de Medicina, onde ocupou por anos a cátedra de Clínica Propedêutica. Ainda na década de 30 inaugurou o Hospital São Paulo, o primeiro hospital de clínica do País pertencente a uma escola médica. Também participou da fundação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da qual foi presidente; e sua participação foi indispensável na reestruturação da Associação Paulista de Medicina, para a qual obteve o terreno e financiamento para a construção do edifício que abriga sua sede até hoje.
Em 1951 criou a Associação Médica Brasileira. Mais tarde foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia, sócio-fundador da Associação Brasileira de Escolas Médicas e da Associação Paulista de Hospitais, da qual era vice-presidente em 1972, quando veio a falecer.
Em 1965, ainda, recebeu o título de Professor Emérito da Escola Paulista de Medicina, quando foi aposentado compulsoriamente.
O regulamento, ficha de inscrição e outras informações encontram-se no site www.apm.org.br/premiojairoramos .
Serviço:
“Prêmio Jairo Ramos 2004”
Entrega de trabalhos: até dia 25 de fevereiro de 2004
Local: APM ? Departamento Científico
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 ? 7º andar
Informações: (11) 3188-4243 com Luci Moreira

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta