Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

APM discute importância da orientação nutricional em doenças gastrointestinais

Publicidade

O Departamento de Nutrologia da Associação Paulista de Medicina (APM) promove, no dia 03 de março de 2005, uma reunião científica que discutirá o tema “Orientação Nutricional em Doenças Gastrointestinais”. O evento terá como palestrante Dr. Júlio Sergio Marchini, professor de Nutrologia (Nutrição Clínica) e membro da Divisão de Nutrologia, Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. De acordo com o especialista, a prescrição nutricional é fundamental na cura de doenças. Ele cita o exemplo do controle de distúrbios hidroeletrolícos envolvendo doenças hepáticas crônica, como a ocorrência de ascite, mais popularmente conhecida como barriga d’água. Nesta situação, é importante o controle na ingestão de sódio, proteína, aminoácidos e água.
A cirrose hepática é outro exemplo de patologia que pode surgir por conseqüência dos hábitos alimentares inadequados, como o abuso do consumo de gordura ou álcool. A probabilidade do aparecimento deste mal em uma pessoa obesa é ainda maior. Por isso, especialistas aconselham uma dieta nutricional balanceada a base de carnes magras, verduras, fibras e legumes, por exemplo, para a prevenção de doenças.
Outras situações críticas que envolvem pacientes com distúrbios gastroenterológicos são a dos portadores de Síndrome de Má-Absorção Muito Grave, ou ainda a dos portadores de Síndrome do Intestino Curto. Nestas situações a manutenção da vida só é possível com uma oferta de nutrientes apropriada e adequada. Este, aliás, será um dos temas importantes a ser discutido na reunião, ou seja, a oferta de nutrientes em condições clínicas especiais.

A reunião científica é voltada a médicos nutrólogos, mas também será aberta a outros profissionais da saúde que tenham o interesse em conhecer mais o assunto. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3188-4253

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta