Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

APM debate Home Care e Programa Saúde da Família

Publicidade

Promovida pelo Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina, acontece no dia 7 de abril a reunião científica “Novos espaços para o clínico: home care e Programa Saúde da Família”. O evento pretende abordar novas possibilidades de trabalho além do consultório e do hospital, locais onde os médicos estão acostumados a exercer sua profissão. Para falar do assunto, estarão presentes o dr. Fernando Fernandes, que palestrará sobre o “home care”, e as dras. Anete Fioranelli e Andréa Correia da Silva, que abordarão o Programa Saúde da Família. O coordenador do evento, Dr. André Jaime, explica que essas duas frentes são relativamente novas no Brasil, mas já apresentam grande aceitação dos pacientes, que preferem ser tratados em suas próprias casas a se locomoverem ao hospital. “Atualmente são mais de cem empresas fazendo home care no Brasil. Já o Programa Saúde da Família ganhou força com as políticas governamentais, e tem um perfil bastante diferente dos tratamentos feitos em hospital”, afirmou dr. André.
Segundo dr. André, presidente do Departamento de Clínica Médica da APM, o PSF conta um médico, que além de ser um clínico médico, tem, em sua formação, especialização em pediatria e ginecologia. O programa cresce em São Paulo e em diversas partes do Brasil, e tem grande eficácia também pela campanha preventiva que realiza. “As visitas dos médicos às famílias diminuem largamente o número de consultas nos pronto-socorros e internações”, explica.
A idéia da reunião é mostrar ao clínico novas possibilidades de trabalho além do consultório e do hospital, como elas funcionam, como está o mercado e apresentar um panorama histórico das questões abordadas. “Queremos mostrar aos médicos como funciona essa nova opção e dar os caminhos para que ele se encaixe nessa prática”, completa o especialista.
Para dr. André, as experiências profissionais dos palestrantes certamente irão tornar o debate ainda mais proveitoso. “O dr. Fernando Fernandes é expert em home care. As dras. Andréa e Anete fazem parte do PSF em São Paulo. Eles poderão contar exatamente como o programa funciona”, destaca.
A reunião científica é dedicada a todos os médicos que se interessem pelas práticas que serão discutidas. De acordo com o coordenador do evento, estudantes de medicina, residentes, fonaudiólogos, psicoterapêutas, fisioterapeutas, e médicos de todas as especialidades estão convidados.
Serviço:
Reunião Científica: “Novos espaços para o clínico: home care e programa de saúde da família”
Organização: Dr. André Jaime
Data: 07/04/04 – 4ª Feira – 20h às 22h
Local: APM, av. Brigadeiro Luis Antonio, 278
Informações: (11) 3188-4252
www.apm.org.br
eventos@apm.org.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta