🚀 HIS 17 Última semana: Mais de 4.700 inscritos! 😱 E você? Emita sua credencial gratuita Clique aqui

Aplicativo que devolve a voz original a pacientes vence o Startup Weekend Health

Publicidade

No último final de semana, investidores, profissionais e empreendedores da área de saúde se reuniram em São Paulo para o Startup Weekend Health, que selecionou ideias de startups voltadas para serem desenvolvidas na área de saúde. O evento, que teve apoio da Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, é a maior iniciativa de imersão de empreendedorismo e inovação do mundo, e tem como objetivo fortalecer o ecossistema local de inovação e negócios e fomentar novas soluções na área de saúde. A última edição reuniu 120 participantes em 14 projetos, que contaram com o apoio de mentores, investidores e empresários da área dispostos a ajudá-los a tirar suas ideias do papel e dar seguimento as suas próprias startups.

O projeto vencedor, escolhido pelos jurados no final das 54 horas de trabalho, foi o Minha Voz, um aplicativo que permite a reprodução de palavras para pessoas que perderam a voz por conta de cirurgias ou algum tipo de doença. Ao contrário de aplicativos similares que já existem no mercado, o Minha Voz tem como objetivo reproduzir a voz original da pessoa ao invés de usar um som eletrônico pré-programado, o que ajuda bastante na recuperação da autoestima do paciente.

O grupo, formado por uma fisioterapeuta, duas fonoaudiólogas, um médico especializado em medicina da família e urgências e um desenvolvedor, usou como case uma paciente que perdeu a voz há 16 anos. A partir de uma antiga fita de VHS, os empreendedores conseguiram captar algumas palavras ditas por ela e inseriram esses áudios no banco de dados do programa. Ao digitar as palavras no aplicativo os áudios são emitidos.

Segundo a fisioterapeuta Verônica Vilalta, integrante do grupo vencedor, a ideia do projeto surgiu porque o pai de uma das componentes da equipe teve um câncer na garganta e perdeu a voz. “Existem outros aplicativos no mercado com esta finalidade, mas nenhum que use a voz original do paciente. A nossa expectativa agora é conseguir viabilizar o projeto e lançar o aplicativo em caráter definitivo”, explica a especialista. A equipe vencedora recebeu muitos telefonemas de pessoas interessadas em ajudar a desenvolver e financiar o projeto e já tem até reuniões agendadas. Em princípio, o Minha Voz – com algumas palavras – será gratuito, podendo evoluir para uma versão paga com a programação de frases e textos mais longos.

Além do projeto Minha Voz, mais duas equipes se destacaram nessa edição do Startup Weekend Health. Tratam-se da solução “No Dia”, ferramenta de agendamento de consultas para o mesmo dia e o “Acompanhare”, que funciona como um “Uber” de cuidadores para idosos. Alguns dos projetos discutidos durante o evento foram selecionados também por aceleradoras ligadas a indústria.

Ao apoiar este tipo de evento, a Janssen reforça sua missão de promover parcerias que colaboram para o fortalecimento de soluções em saúde, além de estimular uma cultura de inovação no Brasil.
“Entendemos que um dos principais desafios dessas startups é ter acesso a informações mais especificas do mercado de saúde para testar suas hipóteses, aplica-las às reais necessidades dos pacientes e do mercado e torna-las bem sucedidas. Por isso, achamos importante apoiar esta iniciativa não só financeiramente, mas também oferecendo profissionais capacitados para serem mentores dos grupos e ajudar no desenvolvimento das ideias”, diz Renard Aron, Vice-Presidente de Relações Governamentais para a América Latina, do grupo Johnson & Johnson.

Sobre o Startup Weekend
É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de cem países. O Startup Weekend é ainda um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. O encontro é uma oportunidade para desenvolver ideias, formar equipes e lançar startups. O Startup Weekend já realizou 4.240 eventos em 1.150 cidades de 150 países, tendo mobilizado mais de 240 mil participantes. No Brasil, chega à sua 235ª edição, tendo passado por 54 cidades e aglutinado mais de 20 mil participantes.

       
Publicidade

Deixe uma resposta