Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Apego à hierarquia inibe empreendedorismo

Publicidade

“Somente por meio do empreendedorismo será possível melhorar a situação econômica de um país”. Com essa afirmação, o professor da Fundação Dom Cabral, Fernando Dolabela, abriu a sua palestra no Saúde Business Fórum.

Na explicação, o professor aponta que essa é a única forma de aumentar o PIB, melhorar a distribuição das riquezas e promover a justiça social. “Os economistas não consideram o empreendedorismo como o centro do processo de desenvolvimento econômico. Há um grande equívoco em tratar o assunto como algo extraordinário. Na verdade todas nascem com a potencialidade empreendedora, que acaba sendo inibida no processo de formação”, critica.

A principal barreira ao desenvolvimento da cultura empreendedora, na visão do especialista, é o grande valor que damos à exclusão. Com a competitividade, o ganho individual se sobrepõe ao desenvolvimento. “A competição nas relações sociais gera exclusão, e são as relações sociais que nos definem”, aponta. O apego à estrutura hierárquica também contribui para emperrar o processo empreendedor. “O empreendedorismo se baseia na liberdade de se criar relações, no acesso à informação. Em hierarquias rígidas a inovação na acontece”, analisa.

Sonhos

Na definição de Dolabela, o empreendedorismo se traduz na capacidade de sonhar e de buscar meios para transformá-lo em realidade. Para isso, o professor define o protagonismo como ponto essencial para o desenvolvimento da potencialidade empreendedora. “Para buscar o sonho, é necessário responder a três questões básicas: quem sou, onde estou e para onde vou. Quem é empreendedor constrói o seu próprio caminho”, destaca.

Outro fator que facilita a capacidade empreendedora é o conhecimento do setor que se quer atuar, para identificar as oportunidades, e a busca de parcerias de complementariedade. “O sucesso dentro do empreendedorismo se define pela busca do sonho. Fracassa quem desiste”, conclui.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta