Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa suspende venda e uso de contraste radiológico

Publicidade

A Anvisa acaba de anunciar a suspensão da venda e do uso do lote nº H1 51B do contraste iônico Conray (Iotalamato de meglumina) injetável 60%, produzido pela empresa Mallinckrodt Inc. e importado e distribuído por Mallinckrodt do Brasil. A suspensão foi determinada depois que a Vigilância Sanitária de Campinas (SP) informou à Agência a ocorrência do problema. O medicamento utilizado como contraste radiológico para realização de exames de tomografia é suspeito de ter causado reações adversas graves, como broncoespasmos e urticária em quatro pacientes atendidos em um hospital de Campinas. A determinação é preventiva até que se confirme se o produto foi o causador das reações adversas.
O lote suspeito já foi encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz. A Anvisa solicitou à empresa importadora do produto que informe o mapa de distribuição do lote em questão e que comunique se houve alguma notificação de problemas relacionados ao uso do contraste.

Cabe a empresa e aos hospitais o cumprimento da medida que vale para todo o Brasil. Já as vigilâncias sanitárias municipais estaduais são responsáveis por fiscalizar o cumprimento da determinação. O desrespeito à resolução implica em notificação, autuação e multa que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta