Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa quer aumentar segurança dos serviços de endoscopia

Publicidade

Uma consulta pública aberta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (01) pretende regulamentar o funcionamento dos serviços de endoscopia no país. A proposta é válida para os procedimentos que utilizam orifícios naturais como via de acesso ao organismo. 
A Consulta Pública nº 30/2011, elaborada pela Anvisa em conjunto com representantes das sociedades médicas e de enfermagem, quer garantir a segurança dos pacientes e controlar os riscos envolvidos no procedimento. A proposta reúne regras que estavam dispersas em forma de orientações e normas em vigor.
Além das exigências para infraestrutura física dos serviços, recursos materiais e humanos e segurança ocupacional, a norma traz as regras para os procedimentos de limpeza dos equipamentos. A falta de adesão aos protocolos de limpeza e desinfecção é o principal fator de comprometimento da segurança das endoscopias. Entre as conseqüências da má desinfecção dos aparelhos estão a transmissão de patógenos, diagnósticos incorretos (por introdução de material patológico de um paciente no próximo a ser atendido), disfunção e redução da vida útil dos aparelhos.
A norma prevê ainda a disponibilização gratuita, aos trabalhadores expostos nesses serviços, de programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B, ou outras vacinas eficazes contra agentes biológicos recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta