Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa promove seminário sobre uso indiscriminado de medicamentos

Publicidade

Profissionais de saúde das regiões Norte e Centro-Oeste se reunirão em Belém (PA) a partir desta quinta-feira, 30 de março, para um encontro de três dias no qual discutirão o consumo indiscriminado de medicamentos pela população. O Seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos é uma promoção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apoiada pelas federações dos médicos (Fenam) e dos farmacêuticos (Fenafar). A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo sem critério de medicamentos se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos. E o problema não se limita ao Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) empreende hoje uma campanha para combater esse descontrole no acesso aos medicamentos, verificado em diversos países.

Dados sobre o uso não racional de medicamentos aponta que 15% da população brasileira consome mais de 90% da produção farmacêutica. 25% a 70% do gasto em saúde nos países em desenvolvimento corresponde a medicamentos, comparativamente a menos de 15% nos países desenvolvidos.
50% a 70% das consultas médicas geram prescrição medicamentosa. 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta