Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa promete agilidade para impulsionar indústria

Publicidade

Ciente de seu papel dentro das políticas do Complexo Industrial de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promete tornar as regras mais simples e investir em capacitação. Para atingir esta última meta, serão destinados R$ 18 milhões para a criação de uma cátedra de Vigilância Sanitária na Faculdade de Saúde Pública da USP.
“Hoje se aprende vigilância sanitária fazendo, por tentativa e erro. É preciso acumular conhecimento e ensinar não só em nível de pós-graduação, mas também na graduação, nos cursos de saúde”, explicao o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Melo.
A agência também tem buscado parceria com outros órgãos para troca de experiências e para estimular a inovação na indústria de saúde, como o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), a participação em projetos do programa Mais Saúde e no Fórum de Competitividade, além de manter contato com agências reguladoras de outros países.
Entre as iniciativas destacadas por Melo estão a simplificação do registro de kits de diagnóstico in vitro, a racionalização de procedimentos para materiais e equipamentos e a RDC 27/08, que dispensa a obrigatoriedade de registros de produtos destinados exclusivamente à exportação.
Ainda dentro do Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação, o diretor presidente destaca uma nova consulta pública, que deve ser anunciada no início de julho, que terá o objetivo de simplificar a atualiação ou renovação do registro. “A ideia é avaliarmos apenas os riscos sanitários da atualização.”
A Anvisa também irá investir R$ 58 milhões, nos próximos dois anos, para consolidar seus sistemas de informação internos e externos. Outras medidas incluem o cadastro on-line, a harmonização da nomenclatura e a criação de uma força-tarefa com as vigilâncias sanitárias de Estados e municípios para inspeção extra-zona de plantas de produtos para a saúde.
*Dirceu Raposo de Melo foi palestrante no seminário “Inovação: um desafio global”, promovido pela Abimo

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta