Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa lança sistema de controle de infecção hospitalar

Publicidade

Aproveitando o Dia Nacional de Controle de Infeção Hospitalar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está colocando à disposição dos hospitais do país o Sistema Nacional de Informação. Até hoje os sistemas disponíveis tinham que ser comprados pelos serviços de saúde, o que dificultava a obtenção de informações em âmbito nacional. O sistema informatizado aprimora o estudo do controle de infecção no país, permitindo aos hospitais acompanhar e agir rapidamente na solução dos casos detectados.
Com o sistema, as informações sobre infecção hospitalar processadas pelos Estados e municípios poderão ser repassadas à Anvisa por meio da Internet ou disquete. Elas servirão para o cálculo de índices fidedignos de infecção
hospitalar, segundo o Ministério da Saúde. A partir de agosto haverá treinamento para utilização do sistema.
A Anvisa também divulgou uma pesquisa, realizada em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que avaliou a situação do controle de infecção nos hospitais brasileiros e que envolveu 60% (4.104) das instituições de saúde em todos os Estados do país.
Os resultados mostraram que 76,1% dos hospitais têm comissão de controle de infecção formalmente nomeada e apenas 3% deles não realizam vigilância epidemiológica das infecções, o que pode dificultar a investigação dos casos e a adoção de medidas corretivas. Dentre os 72,6% que investigam os casos de infecção, 81,3% utilizam como método a busca ativa dos casos, processo de detecção recomendado pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta