Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa lança projeto para prevenir resistência aos antibióticos

Publicidade

Para controlar o quadro de resistência microbiana aos antibióticos no ambiente hospitalar, a Anvisa acaba de criar a Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde ? Rede RM. A iniciativa é uma parceria da Agência com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com a Coordenação-Geral de Laboratórios em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGLAB/SVS/MS). A rede irá englobar os hospitais-sentinela (hospitais de alta complexidade) e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) ? a rede piloto, com ações integradas e sistematizadas, método padronizado, controle de qualidade, análise e divulgação de dados.
A primeira etapa do projeto consiste na capacitação de profissionais dos laboratórios de microbiologia da rede piloto; a segunda no desenvolvimento e implementação do programa periódico de controle de qualidade laboratorial, com padronização do controle interno e externo e avaliação periódica de desempenho; a terceira etapa marca o início de funcionamento da rede piloto de referência laboratorial nacional e regional para o diagnóstico e monitoramento de resistência microbiana em serviços de saúde.
A quarta etapa consiste na ampliação constante da rede piloto e a retroalimentação permanente de informações para os serviços de saúde e a população, com integração à Rede Internacional de Resistência Microbiana da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta