Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa divulga resultados do Programa Nacional da Avaliação de Serviços da Saúde

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizou na sexta-feira um seminário em Brasília para divulgar o resultado do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde, o PNASS. O programa traçou um panorama das unidades de atendimento que servem ao Sistema Único da Saúde e avaliou a eficácia dos processos de atendimento, as condições de trabalho e a satisfação dos usuários na rede. O programa está vinculado a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e, durante o período de 2004 a 2006, avaliou 5.626 estabelecimentos. A avaliação foi dividida em quatro módulos: Roteiro e Padrões de Conformidade; Pesquisa de Satisfação de Usuários; Pesquisa de Satisfação de Trabalhadores e Avaliação de Indicadores.
Dos 5.626 serviços avaliados, 3.815 são hospitais, sendo 59,7% considerados de pequeno porte (até 49 leitos), 30,4% de médio porte (de 50 a 149 leitos) e apenas 9,9% de grande porte (com mais de 150 leitos).
Considerando a natureza da organização, 44,4% dos hospitais são públicos, 31,2% beneficentes e 24,1% são instituições privadas.
Quanto à avaliação de satisfação, 93,7% dos usuários apontaram a qualidade do acolhimento recebido como positiva, considerando a educação, o respeito e o interesse dos profissionais envolvidos. Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul os serviços superaram as expectativas para mais de 50% dos usuários.
A pesquisa completa pode ser verificada no site da Anvisa, através do link http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/avalia/pnass.htm

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta