Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa divide código farmacêutico com Argentina

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina (Anmat) assinaram neste mês um acordo de colaboração e troca de experiências em Farmacopéia – o Código Oficial Farmacêutico de um país.
A Farmacopéia de um país tem o papel de estabelecer requisitos de qualidade para os medicamentos, os quais devem obedecer obrigatoriamente esses requisitos, que incluem todos os componentes empregados na fabricação dos medicamentos.
A intenção do acordo firmado com a Argentina é aproximar a regulação dos dois países, bem como os padrões farmacêuticos, de forma que quando houver condições técnicas de realizar análises no Brasil, o mesmo será feito no país vizinho e vive-versa.
Com o compartilhamento do código farmacêutico, também haverá treinamento e aperfeiçoamento de técnicos e profissionais de saúde na área de controle de qualidade e de apoio à pesquisa científica e tecnológica.
De acordo com a Anvisa, a iniciativa brasileira tem um foco em tornar-se referência no setor de Farmacopéia, pois o Brasil é o único país com assento na Comissão da Farmacopéia da Comunidade Européia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem mais de 50 Farmacopéias no mundo. No Brasil, são aceitas as farmacopéias japonesa, norte-americana, mexicana, alemã, britânica, francesa, portuguesa, européia e, agora, Argentina.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta