Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa discute processos para otimizar gestão e serviços na saúde

Publicidade

Com o objetivo de estimular a gestão de qualidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá discutir nesta quinta-feira, 9, a  “Gestão da Qualidade na Área de Saúde – a experiência do HemoRio”. A palestra que acontece em Brasília, contará com a participação da assessora de Qualidade da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio, Kátia Motta.

Durante encontro, coordenado pelo Programa de Gestão da Qualidade (Pimaq) da Anvisa, especialistas irão analisar um estudo de caso de experiências positivas de outras instituições, que neste caso será o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HemoRio), responsável por coordenar a política de sangue do Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora do Pimaq da Anvisa, Alda Coutinho, a experiência do Rio de Janeiro servirá para estimular e sensibilizar os funcionários da Anvisa no conhecimento dos resultados positivos de um Programa da Gestão da Qualidade. “Essa troca é muito útil tanto para a Anvisa quanto para o HemoRio, por divulgar o conhecimento da metodologia utilizada em cada instituição e, assim, otimizarmos os pontos fortes e minimizar os pontos fracos”, conta.

A partir deste mês, o Programa da Anvisa passa a ser avaliado como uma referência para o Gespública, programa do governo federal criado para contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. A metodologia do Pimaq, que irá passar pela avaliação do ministério do Planejamento, poderá ser adotada pelos diversos órgãos e níveis de governo.

“O Pimaq leva em consideração três pilares: pessoas, processos e tecnologia de informação (com foco na automação dos processos de trabalho) e são realizadas reuniões semanais ordinárias com grupos gestores das áreas envolvidas onde são discutidas ações de melhoria de gestão”, informa Alda Coutinho, Coordenadora da Gestão da Qualidade da Anvisa.

Atualmente, 14 áreas técnicas da Anvisa participam do programa de gestão de qualidade, entre elas: Alimentos; Medicamentos; Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos; Inspeção e Certificação de Produtos para a Saúde e Atendimento ao Público.

Entre os principais objetivos do programa, destaca-se o alcance de melhores resultados na prestação de serviços da Anvisa à sociedade. “O desafio é elevar o padrão dos serviços internos e externos da Agência”, afirma a coordenadora.

A primeira experiência do programa da Agência foi um projeto piloto na área de Medicamentos Isentos, Específicos, Fitoterápicos e Homeopáticos. Os resultados positivos obtidos motivaram a formalização da existência do programa na Casa, que ocorreu em setembro de 2006.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta