Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Anvisa dá mais segurança à reprodução assistida

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta última quinta-feira (26) uma norma que dá mais segurança aos pacientes que passam pelos procedimentos adotados por bancos de células e de tecidos germinativos, como a reprodução assistida e as pesquisas com células tronco.
De acordo com a gerente-geral de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Geni Neumann, os bancos, a partir das novas regras, devem documentar todos os procedimentos adotados. ?Isso inibe e proíbe a improvisação, que é terrível para abrir risco?, disse.
Geni Neumann lembrou, entretanto, que a decisão trata de um regulamento técnico sanitário e que a Anvisa atua na proteção contra o uso de produtos e serviços, mas não contra a má atuação de profissionais da saúde. Qualquer desvio de conduta, segundo ela, tem que ser fiscalizado e normatizado pelos sindicatos.
Outra mudança prevê que o local de coleta de óvulos seja exclusivo e equipado para o atendimento emergencial em casos de eventos adversos ? como problemas decorrentes da aplicação de anestesia.
As alterações serão publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias e passam a valer a partir da data da publicação.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta