Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ANS lança programa para avaliar qualidade das operadoras

Publicidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar acaba de lançar o programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que tem como principal objetivo incentivar a melhoria sistemática da atenção à saúde (promoção, prevenção e recuperação), permitindo que os atuais e futuros consumidores de planos de saúde acompanhem a evolução das operadoras que atuam no país. O programa envolve a elaboração do Índice de Desempenho das operadoras, a partir da avaliação de 55 indicadores, que serão utilizados de forma crescente em três fases, no período de fevereiro do ano que vem a outubro de 2006. Os indicadores estão agrupados em quatro dimensões: a da atenção à saúde (que envolve assistência e prevenção); a econômico-financeira; a da estrutura e operação; e a da satisfação dos beneficiários.
As operadoras terão de cumprir metas a serem fixadas pela ANS, as quais serão baseadas em parâmetros internacionais de reconhecida validade técnica, nacionais que têm históricos comprovados, especialmente os do SUS, e os estabelecidos em atos normativos e definições técnicas da Agência, além da comparação por classificação e/ou porte da operadora.
O programa ainda sintetizará o Índice de Desempenho para o grupo de segmentação das operadoras: autogestão, medicina de grupo, seguradora especializada em saúde, cooperativa, por exemplo. E permitirá a obtenção do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar. A ANS divulgará o Índice de Desempenho de seis em seis meses que mostrará como está evoluindo a qualificação de cada operadora e do setor.
Por fim, com o programa lançado hoje, a ANS também se auto-avaliará. Acompanhará a interação que vem mantendo com os segmentos que compõem o setor de saúde suplementar e a articulação com outros órgãos do governo, além de medir a eficiência dos processos internos, assim como o reconhecimento da Agência e a satisfação dos beneficiários de planos de saúde.
Os consumidores de planos de saúde dispõem de atendimento especializado e gratuito para tirar dúvidas ou fazer reclamações. Trata-se do Disque ANS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h pelo telefone 0800-701-9656 ou pelo e-mail Fale Conosco no portal www.ans.gov.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta