Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

AMRIGS divulga nota contra abertura do curso de medicina da Unisc

Publicidade

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), divulgou nota oficial em manifesto a aprovação do curso de medicina da Unisc. Leia abaixo, na íntegra, o posicionamento da entidade: Mais uma faculdade de medicina no RS: o lucro vence o interesse social
A decisão do MEC de aprovar a criação da Faculdade de Medicina da Unisc é lamentável e em nada contribui para a saúde pública no país. ?Mais uma vez os critérios políticos e o interesse lucrativo falaram mais alto?, diz o presidente Newton Barros sobre a decisão do ministro Fernando Haddad, publicada no dia 15 de março. Além disso, o presidente da Amrigs ressalta a contradição do MEC: a Comissão Nacional de Residência Médica, órgão do Ministério, negou pedido para a Universidade abrir dois programas de residência, no final de 2005 (seriam duas vagas em Pediatria e duas em Ginecologia e Obstetrícia), por falta de condições técnicas. ?Se não há condições de formar quatro residentes, como é possível criar um curso médico com 60 vagas??, questiona Barros. ?Ganha a universidade, perde a comunidade que, mais uma vez, é iludida com a esperança de que maior número de médicos melhora o atendimento à saúde?.
As entidades médicas gaúchas levaram ao ministro da Educação a posição dos médicos gaúchos contrária à criação de novos cursos médicos no RS, tirada em três assembléias: uma geral dos médicos do RS, dos médicos de Santa Cruz do Sul e dos médicos residentes. O argumento: não existe necessidade social de mais médicos e se deveria alocar os limitados recursos para qualificar os cursos existentes, assim como adaptar os currículos às necessidades da saúde pública. Outro aspecto importante é a preocupação com a mercantilização do ensino. Dos 25 cursos criados de 2004 até agora, apenas 23 são privados.
Dados & Fatos

* São 155 escolas médicas no Brasil (180 milhões de habitantes), 150 na China (1bilhão 300 milhões hab.), 140 na India (1bi 079 milhão hab.) e 125 nos EUA (278 milhões hab.).
* Em 2006 são duas escolas aprovadas – Unisc e a Potiguar
* Em 2005 foram 12 faculdades ? 11 privadas e 1 federal
* Em 2004 foram 11 faculdades ? 10 privadas e uma estadual.
(Dados do site www.escolasmedicas.com.br)

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta