Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Alimentação é um dos principais focos dos hospitais

Publicidade

Um estudo realizado pelo IBOPE apontou que a preocupação com o serviço de alimentação oferecido pelos hospitais é tida como um dos aspectos prioritários na administração dos hospitais ocupando a terceira posição na escala de prioridades das instituições de saúde..

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.

Realizado entre os meses de junho e julho de 2010 a instituição entrevistou gestores, nutricionistas e ex-pacientes que estiveram internados nos últimos quatro meses. Entre as prioridades apontadas pelo hospital, a preocupação com a alimentação de seu corpo clínico, funcionários, pacientes e acompanhantes aparece em quarto lugar, atrás de controle de custos, segurança em procedimentos médicos e atendimento aos pacientes.

Outro destaque do estudo foi o foco dos hospitais voltado ao conceito “confort-food”, comida caseira que desperta a sensação de segurança, bem estar e conforto ao paciente. Segundo o levantamento do IBOPE, 64% das instituições adotaram a prática diante de 35% que servem refeições com foco em alta gastronomia visando a estética e sabor dos pratos. Somente 1% dos hospitais adéqua suas refeições à necessidade clínica de seus pacientes.

Segundo o diretor de negócios da GRSA, empresa especializada em alimentação e serviços de suporte, Silvio Pannone o conceito de confort food já é adotado em larga escala em países da Europa. “Os hospitais tem se preocupado cada vez mais em atender as necessidades nutricionais do paciente uma vez que esta dieta está diretamente ligada à sua melhora”, acrescenta.

Para Pannone, o estudo aponta uma tendência nos hospitais brasileiros que já ocorreu nos Estados Unidos e Europa há cerca de 15 anos, que é a terceirização de seus serviços de alimentos.

A terceirização dos serviços dos serviços de alimentação nas unidades de saúde também foi abordada pelo estudo. Cerca de um terço das instituições ouvidas pelo IBOPE terceirizaram algum tipo de serviço de alimentação no interior de suas unidades.

Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta