Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA AUXILIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Publicidade

Uma alimentação adequada é essencial durante o tratamento contra o câncer e para isso, é muito importante que o paciente tenha acompanhamento de um nutricionista especializado em oncologia.

As necessidades nutricionais de um paciente com câncer são específicas. ‘Alguns pacientes precisam aumentar a ingestão de determinados alimentos, enquanto outros precisam evitar alguns’, comenta Lia Buschinelli, nutricionista do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC).

‘Pacientes em quimioterapia podem sofrer alguns efeitos colaterais como náuseas, mudanças no paladar e perda de apetite. O ideal é trabalhar preventivamente, pois o estado nutricional adequado do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento’.

Mas o que na teoria é perfeito, na prática não acontece. A taxa de desnutrição em pacientes com câncer pode chegar a 80% dos casos. ‘Para melhorar este cenário, a atuação de uma equipe multiprofissional é fundamental para o bem estar do paciente com câncer em todos os sentidos. O nutricionista está inserido nesta equipe e o seu trabalho é muito importante para o paciente e para o médico, pois a desnutrição é muito prejudicial para o tratamento’, informa Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor da unidade São Paulo do IPC.

No Instituto Paulista de Cancerologia, um dos protocolos de atendimento determina que todos os pacientes passem por avaliação nutricional, odontológica e psicológica.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta