Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Alagoas fecha acordo com governo de Andaluzia-Espanha

Publicidade

O programa de Saúde Digital de Alagoas tem como inspiração o mesmo projeto implementado há cinco anos na Andaluzia, na Espanha. O programa pioneiro denomina-se Diraya de Saúde Digital. Hoje, o projeto espanhol faz o gerenciamento de cerca de oito milhões de pessoas.
Trata-se de um projeto que aplicará tecnologia na gerência segura das informações médicas dos pacientes.
Inicialmente, um acordo será assinado entre os governos de Andaluzia, Alagoas e Pernambuco. Na última sexta-feira, 28, o governo do nordeste lançou o programa durante o evento “Cidadania e Saúde na Era da Informação”.
No entanto, para que ocorra efetivamente a troca de tecnologia da informação, há uma parceria técnica da Microsoft, Intel e do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A cooperação técnica está na permissão do compartilhamento do código fonte da Microsoft.
Na fase experimental, estima-se que dez mil pessoas sejam beneficiadas em Alagoas. Em Pernambuco, o programa será implantado na Zona da Mata. Ele será denominado Mãe coruja, porque tratará do acompanhamento da gestação de mulheres.
O desenvolvimento do projeto espanhol ampliará para órgãos da administração pública e privada, como a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas, secretarias de Estado da Saúde, da Ciência e Tecnologia e da Inovação, da Educação, Instituto de Tecnologia de Informática e Informação (Itec), Sebrae e Universidade Federal de Alagoas, entre outros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta