Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Aids atinge cada vez mais a terceira idade

Publicidade

Dados recentes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) preocupam: no Brasil, há mais de 500 mil casos notificados da doença. Desses, mais de 15 mil atingem idosos – sendo que, em 1991, havia cerca de 950 ocorrências. Segundo o biólogo e doutor em imunologia Aldo Henrique Tavares, a falta de informação é o principal motivo do crescimento acelerado da Aids nessa faixa etária. “Há pouco tempo, não existia nenhum tipo de campanha para o público idoso. Isso surgiu recentemente, mas de forma muito escassa”, afirma Aldo, que também é consultor técnico do Exame Medicina Diagnóstica/DASA.

Para o especialista, a desinformação tem como consequência a vida sexual ativa sem proteção – o que contraria o mito existente há alguns anos, de que idosos não praticam sexo. “Existem vários fatores que explicam a prática sexual entre pessoas mais velhas. A melhora da qualidade de vida, o controle de sintomas da andropausa e da menopausa e o surgimento de medicamentos são alguns deles”, explica Aldo.

O Exame realiza trabalho direcionado à terceira idade no Centro de Convivência do Idoso do Guará/DF. Mensalmente, o laboratório leva à comunidade temas de saúde e disponibiliza um profissional para esclarecer dúvidas. Os idosos também têm acesso gratuito a exames de glicemia e informações sobre qualidade de vida. Aldo Tavares é o responsável pelo projeto, iniciado em agosto de 2008. Com 20 unidades no Distrito Federal, o laboratório Exame está presente no Guará I e II.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta