Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Acreditação de serviços de saúde completa cinco anos

Publicidade

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) completa hoje cinco anos de trabalho na definição de parâmetros de qualidade para instituições prestadoras de serviços de saúde. A ONA é uma organização não-governamental, cuja criação foi estimulada pelo Ministério da Saúde e pelos seus fundadores a fim de dedicar-se à produção de normas de assistência hospitalar e à oferta de cursos na área para profissionais de saúde.
O trabalho da ONA se dá em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É uma iniciativa nacional, sem vínculo com instituições ou modelos certificadores de outros países, difíceis de serem adaptados à realidade brasileira. Os critérios de avaliação da qualidade, consolidados em cada um dos quatro manuais já produzidos pela ONA (terapia renal substitutiva, bancos de sangue, laboratórios clínicos e hospitais), são estabelecidos a partir de um estudo de cada setor, no qual participam instituições de todos os portes, públicas e privadas.
As instituições acreditadas recebem um certificado de qualidade e podem divulgar livremente sua conquista, contribuindo, assim, para a divulgação do conceito de acreditação e a conseqüente melhoria da qualidade dos hospitais. Para o Dr. Fábio Gastal, superintendente da ONA, é importante destacar o fato de que o modelo da ONA não é impositivo e que um dos grandes benefícios da adesão ao programa de acreditação é a mudança de atitude de todos os integrantes das instituições de saúde, desde o corpo clínico, administração e parceiros. ?Cada etapa do processo dá oportunidade de reflexão e análise, e leva a um autoconhecimento mais aprimorado da instituição, dando mais segurança e firmeza em todas as atividades. Com isso, os usuários são os primeiros a se beneficiar, pois a qualidade dos serviços passa ser percebida em todos os setores?, afirma.
A ONA tem tido um papel fundamental na consolidação desse programa. Como entidade responsável pela implementação de um processo permanente de educação, avaliação e certificação externa da qualidade dos serviços de saúde, conta com parceiros importantes como o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidades fundadoras e associadas para disseminar informações sobre o programa, produzir manuais da qualidade, criar cursos e capacitar pessoas para a formação de uma rede de multiplicadores do Sistema Brasileiro de Acreditação.
Segundo a organização, nos últimos meses, houve um surpreendente aumento do número de unidades de saúde que buscam a acreditação. A ONA lançou manuais para acreditação de hospitais, serviços de hemoterapia (bancos de sangue), nefrologia (clínicas de diálise) e laboratórios de análises clínicas. Atualmente, existem 31 hospitais e dois bancos de sangue certificados em todo o País.
Entidades fundadoras da ONA:
Abrahue ? Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino
Santas Casas Unidas ? Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas
CNS ? Confederação Nacional de Saúde
FBH ? Federação Brasileira de Hospitais
SBAC ? Sociedade Brasileira de Análises Clínicas
Abramge ? Associação Brasileira de Medicina de Grupo
Fenaseg ? Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização
Unidas ? União Nacional das Instituições de Autogestão de Saúde
Unimed
Conasems – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde
Conass ? Conselho Nacional das Secretarias de Saúde

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta