Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ACREDITAÇÃO CHEGA AOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Publicidade

Antes restrito a um seleto grupo de hospitais, a acreditação hospitalar vem conquistando mais adeptos a cada ano. Por conta da nova lei de filantropia (lei n° 12.101, publicada no Diário Oficial da União em 30 de novembro de 2009), é crescente o número de hospitais universitários que recebem investimentos de instituições para iniciarem seus processos de Acreditação. Atualmente, são 16 projetos filantrópicos em andamento, totalizando um investimento de R$ 250 milhões por ano. A escolha dos beneficiados é feita pelo Ministério da Saúde, de acordo com a necessidade de melhoria da instituição. O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo da Joint Commission International (JCI) no Brasil, foi convidado a participar desse projeto pelas mantenedoras. Hoje, são cinco os hospitais universitários em preparação para o processo de Acreditação e mais dois em fase final de assinatura de contratos para iniciar o processo.

Coordenador de Educação e Relações Institucionais do CBA, Heleno Costa Junior considera todas as parcerias um grande feito, tanto para a instituição mantenedora, como para o hospital beneficiado. “Esse é um clássico exemplo de parceria público-privada de sucesso”, afirma.

Com a missão principal de formar profissionais da área de saúde, os hospitais universitários têm um processo de Acreditação um pouco diferente da rede privada.

Leia mais em www.cbacred.org.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta