Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Acompanhamento nutricional é base para o sucesso de cirurgias de obesidade

Publicidade

As cirurgias bariátricas, popularmente conhecidas como cirurgias para a redução de peso, são os recursos mais eficientes e seguros que a medicina atual disponibiliza as pessoas que sofrem de obesidade mórbida e precisam reconquistar a saúde e a auto-estima. Não obstante, para que os procedimentos sejam bem sucedidos, o acompanhamento multidisciplinar, especialmente da área da nutrição, configura-se como fundamental.

Tamanha é a sua importância que o tema foi apresentado no ultimo mês de novembro no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizado no Mato Grosso do Sul.

O evento contou com o estudo de caso apresentado pela nutricionista Sandra da Silva Maria, que atua no Hospital CECMI – Centro Especializado em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Segundo Sandra, é preciso adotar mudança no estilo de vida, reeducação alimentar e uso de suplementos para êxito do procedimento cirúrgico – o que só é possível com acompanhamento nutricional.

“Atendi uma paciente com baixíssimo peso e parâmetros bioquímicos, como proteína e ferritina, também baixos, configurando desnutrição severa”, declara a nutricionista.

No caso apresentado por Sandra, a paciente recebeu suplementação de emergência com fórmula manipulada e aminoácidos isolados para melhor absorção, porém sem sucesso. A cirurgia foi convertida para outro procedimento, menos severo, e que permitiu que a paciente aceitasse suplementação parental e oral.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta