Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ações para conter a sinistralidade da carteira

Publicidade

Modelos de Remuneração – Pacotes de Procedimentos

A taxa de sinistralidade significa a relação, expressa em porcentagem, entre a despesa assistencial e a receita de contraprestações das operadoras.

Uma relação de sinistralidade aceitável e limite é da ordem de até 75%, ou seja, os custos representarem até 75% da receita adquirida. Esta medida apresentada acima permite ao plano de saúde custear suas despesas administrativas, comerciais e ter uma margem de lucro que viabilize o negócio de saúde.

Muitas operadoras de planos de saúde atingem altos níveis de sinistralidade, chegando a patamares de 85%, 90% e até mesmo sinistralidades acima de 100%. Isto significa que a operadora está pagando para manter uma carteira de saúde e não tem como custear suas operações administrativas e outros custos.

Vários fatores tem influenciado diretamente nos custos assistenciais – incremento de novas tecnologias médicas, aumento uso de exames, envelhecimento da população, aumento do rol de Procedimentos da ANS, etc. Isto impacta diretamente em nossa equação custos sobre as receitas.

Várias ações podem ser efetuadas para reduzir a sinistralidade da carteira de usuários da operadora: gerenciamento de crônicos/riscos, remuneração por performance, criação de rede assistencial própria, auditoria em saúde, entre outros.

Uma das ações que podem ser realizadas por gestores tanto de operadoras (compradoras de serviços) quanto dos prestadores de serviços (produtores de serviços) é a negociação de pacotes por procedimentos.

Os pacotes de procedimentos são uma forma de remuneração de procedimentos assistenciais e são elaborados com valores fechados (fixos), independentemente da forma de contratação do serviço, negociados entre as operadoras e o prestador de serviços.

Para a elaboração dos pacotes alguns conhecimentos são essenciais. Neste sentido a equipe da Veritas, objetivando capacitar profissionais envolvidos em todas as áreas de saúde, disponibiliza o curso Remuneração de Procedimentos por pacotes, preparando os profissionais que atuam nas negociações entre operadoras e prestadores de serviços de saúde para a elaboração de pacotes de procedimentos.

Estaremos abordando este no Curso “Modelo de Remuneração – Pacotes de Procedimentos em Saúde” que será realizado no dia 25/03 às 8:30 ministrado por Lucyane Guinski e Lucia Helena da Silva Mendes, saiba mais informações…..

http://www.saudeveritas.com.br/index.php/cursos-agendados

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta