Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ACCESS Health e o Workshop Panorama da Saúde no Brasil !

Publicidade

No dia 26 de Maio, a ACCESS Health em conjunto com a Artemísia, Avina e Aspen promoveram o I Workshop Panorama da Saúde no Brasil: conhecendo os desafios e oportunidades para o setor de baixa renda no Brasil. O Workshop, que contou com a presença de diversos empreendedores sociais como Roberto Kikawa do CIES, que ganhou prêmio de Empreendedor Social da Folha e Fundação Schwab em 2010, foi uma oportunidade única para discutir os desafios que permeiam o desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis focados em saúde para a baixa renda.

Em meio a investidores focados em empreendimentos com impacto social como a Artemísia e a Vox Capital e empreendedores nascentes como o empreendimento Nutriz, que promove o aleitamento materno através de salas de amamentação no ambiente público e privado; o evento deu uma demonstração clara da importância do Networking e da troca de idéias para os empreendedores sociais em saúde.

Entre as organizações interessantes presentes no evento estavam a Turma do Bem, que se constitui de uma rede de dentistas voluntário que atendem crianças carentes e o CIES, que leva atendimento médico à periferia através de uma grande carreta, que foi doada pela iniciativa privada. Entre os procedimentos realizados na carreta estão a ultrassonografia, endoscopia e mamografia.

Neste cenário, a Índia aparece como um grande exemplo de aprendizado, por ter desenvolvido diversos modelos de saúde de alta escala, excelente qualidade e baixo custo, com modelos como a Clínica Oftalmológica Aravind, sistema de maternidades LifeSpring que dão ênfase à parteira durante o trabalho de parto, reduzindo os custos, deixando para os médicos os casos realmente graves.

A Dra. Evangelina Araujo do Instituto Saúde e Sustentabilidade relatou a luta vitoriosa do Instituto para que os medidores de ar da CETESB da Cidade de São Paulo seguissem parâmetros internacionais e não parâmetros estabelecidos arbitrariamente que mascaravam  a verdadeira qualidade do ar em São Paulo. Através de um movimento que reunião diversas ONGs, passou por um abaixo-assinado e a entrega deste documento com a presença da mídia o movimento foi vitorioso.

Dr.Fábio Bibancos, idealizador da Turma do Bem, relatou a importância de se criar uma pasta de dente, fio dental e escova genéricos, que pudessem ser distribuídos nas cestas básicas, para estimular a prevenção da saúde bucal no país. Também relatou a dificuldade de obter patrocínio para projetos, pois as Leis de Incentivo à Cultura não permitem que Projetos de Saúde sejam contemplados.

Mateo Yaksic do Instituto Oncoguia relatou que na última semana o Instituto participou de uma consulta pública no Senado para avaliar a inclusão de Quimioterápicos Orais na Saúde Suplementar, tendo o Instituto realizado movimento que em menos de duas semanas conseguiu mais de 5.000 apoiadores via Facebook. Também relatou que o Instituto solicitou aos senadores que avaliem a possibilidade de incluir projetos de saúde nas Leis de Incentivo a Cultura. Vamos esperar para que esta possibilidade se concretize!

O EmpreenderSaúde gostaria de parabenizar a todos os organizadores e participantes do Evento e realizar o APELO de que tais oportunidades se repitam! Podem aguardar para o 2 Semestre um evento do EmpreenderSaúde com a temática de Saúde para a base da pirâmide!

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

Equipe EmpreenderSaúd

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta